Cidade
Secretaria realiza revitalização do Horto Municipal
O Horto Municipal de Bagé, que já produziu mudas de árvores, flores e alimentos para as escolas do município, começa a ser revitalizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa. O investimento de R$ 60 mil, veio através de compensação ambiental do Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb).
Conforme o secretário Aroldo Quintana, a prefeitura aguardava a verba desde o ano passado, e já naquele período realizou uma limpeza no local. De acordo com Quintana, a intenção é plantar árvores nativas, flores e hortaliças que possam ser utilizadas no embelezamento da cidade e na merenda escolar. Quintana ressalta que já estão sendo construídas novas estufas para flores, plantas ornamentais, árvores, ervas medicinais, hortaliças e temperos. Além da limpeza, o trabalho inclui a reconstrução de prédios. Para reativar a estrutura, serão necessárias adequações também na parte hidráulica e elétrica.
A última tentativa de revitalização do Horto Florestal aconteceu em 2014, quando a área foi cedida para o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que devolveu o espaço à prefeitura, no início de 2016, por falta de repasses do governo federal para desenvolver projetos pedagógicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Mulheres Mil.