MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

MPT pede à sociedade da região Sul e Campanha apoio no enfrentamento ao trabalho infantil

Publicada em 08/06/2018
MPT pede à sociedade da região Sul e Campanha apoio no enfrentamento ao trabalho infantil | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Entrevista coletiva foi na manhã de ontem

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Pelotas pretende chamar a atenção da sociedade sobre sua importância no enfrentamento ao trabalho infantil. Com esse espírito, na manhã de ontem, a procuradora Rúbia Vanessa Canabarro recebeu jornalistas do município em entrevista coletiva realizada na sede do MPT pelotense.

A mobilização antecede o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado anualmente em 12 de junho. "Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o Estado do Rio Grande do Sul registra números muito altos de trabalho infantil. O que ocorre é que, aqui, as crianças são exploradas em atividades que usualmente ocorrem longe dos olhos de grande parte da sociedade: na exploração sexual comercial, no tráfico de drogas e trabalho doméstico. Além disso, ainda é muito comum o trabalho infantil na área rural, o qual tem relação com questões culturais que precisam ser revistas", afirmou a procuradora.

Conforme Rúbia, "é fundamental que as pessoas compreendam que o trabalho precoce só faz perpetuar o ciclo de pobreza, retirando das crianças e adolescentes a ele submetidas às condições mínimas para crescerem e se desenvolverem de maneira sadia física, intelectual e emocionalmente. E não há dúvidas de que esse quadro somente será revertido com o implemento de políticas públicas que ofereçam alternativas às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social como, por exemplo, atividades no contraturno escolar, e com participação da sociedade, não só denunciando as situações de exploração como, também, por exemplo, abrindo cada vez mais espaços de aprendizagem a esses adolescentes".

O MPT em Pelotas é responsável por combater a exploração do trabalho de crianças e adolescentes em 34 municípios: Aceguá, Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Padre, Arroio Grande, Bagé, Camaquã, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cerro Grande do Sul, Chuí, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Lavras do Sul, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Tapes e Turuçu.

Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br