Cidade
Urcamp e Corede Campanha realizam oficina de implantação do Centro de Desenvolvimento Regional
Bagé é a primeira cidade do Estado que vai receber um Centro de Desenvolvimento Regional (CDR). O projeto-piloto contemplará, também, as cidades de Brasília, Campina Grande, na Paraíba, e Itapeva, em São Paulo.
Com o objetivo de articular os atores regionais em torno do apoio ao desenvolvimento da região e definir um conjunto de alvos prioritários para guiar as ações do CDR, a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), por meio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha), realizam, nesta terça-feira, 7, a 1ª Oficina de Implementação do CDR.
O evento ocorrerá nos turnos da manhã e tarde, no salão de atos do campus central da universidade. Deverão participar do encontro, a Unipampa, como umas das parceiras do projeto, prefeitos da região, representantes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e de instituições e órgãos regionais.
RELEMBRE - Em agosto deste ano, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, confirmou, durante o Fórum de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad), promovido pela Urcamp no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza, a implantação do CDR no município. As articulações iniciariam em junho, quando a reitora Lia Quintana participou do seminário internacional “Rumo ao Desenvolvimento Sustentável: dos marcos globais às agendas regionais”, que ocorreu na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Durante o evento, foi abordada a concepção de um programa de implantação de Centros de Desenvolvimento Regional em universidades e instituições de ciência e tecnologia do País. No seminário foram definidas as cidades do Brasil que receberiam o projeto-piloto.
Programação
9h – Mesa de abertura;
10h – Introdução aos CDR e apresentação da metodologia da oficina;
- Apresentação dos dados e indicadores da região;
14h – Trabalho dirigido em grupo:
- Moderador: Antônio Galvão, diretor do CGEE;
16h30min – Sistematização dos resultados:
- Prévias dos alvos/projetos – Moderador: Antônio Galvão, diretor do CGEE;
18h - Encerramento