MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Brossard e Quintana: os centenários de bajeenses ilustres

Em 04/05/2024 às 17:10h, por José Carlos Teixeira Giorgis

Há anos e, neste espaço, fiz referência a bajeenses que estavam a merecer a memória de seus conterrâneos pelo exercício de funções públicas em cargos proeminentes. Entre eles, o presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, o governador do Estado, Alceu de Deus Collares, e o ministro da Suprema Corte, Paulo Brossard de Souza Pinto. É verdade que, aqui ou ali, a cidade não os esqueceu por algum benefício; ou não os isentou de alguma crítica no campo político ou ideológico. A memória também registra a censura de atos, mas anota ações positivas que valorizem a cidadania e a justiça. As figuras históricas que dão nome às nossas ruas e praças mereceriam um bom confessionário para narrar atividades deles que causaram desgostos e assim pedir contrição para pecados a que o tempo já passou o pano.

A oportunidade de recordar os bajeenses que contribuíram para o desenvolvimento do município e, portanto, capazes de compor o panteão dos nomes relevantes, surge quando o calendário sinaliza as comemorações de vida ou morte de determinada pessoa, ensejando, assim, cultuar-se a reminiscência de sua vida e obra. É o que poderá acontecer no próximo ano.

Assim, em 27 de setembro do próximo ano, se comemora o centenário de nascimento de Justino Costa Quintana, advogado, político, professor, pecuarista, candidato a prefeito. Justino, logo que formado na UFRGS, abriu escritório com Tarcísio Taborda, seu colega e maior amigo. Logo atraído pelo ideal trabalhista foi vereador, deputado em três legislaturas e secretário de Educação no governo Brizola, considerada uma das melhores gestões em prol do ensino e da cultura. Com os direitos políticos suspensos na ditadura, dedicou-se à advocacia e ao magistério universitário, inovando na defesa dos direitos do trabalhador rural e revelando-se um professor de moderna pedagogia. Lendo as atas iniciais do PTB, da época áurea do trabalhismo em Bagé, posso afirmar que toda a organização que garantiu a hegemonia daquela grei por anos, se deve à liderança de Quintana e outros seguidores.

Em 23 de outubro de 1924 nascia Paulo Brossard de Souza Pinto, aluno brilhante no Ginásio Auxiliadora e também na Faculdade de Direito da Universidade Federal. Orador inspirado, tribuno como Silveira Martins. Deputado estadual, federal e senador da República. Secretário da Justiça do RS. Ministro da Justiça. Membro do Partido Libertador e MDB. Professor Universitário na UFRGS e PUCRS. Escritor e jurista. Advogado e banca de renome nacional. Ruralista e estancieiro. Benemérito da Santa Casa de Bagé. Debates históricos no Congresso e em defesa dos Direitos Humanos e Liberdade. Patrono na Academia de Letras de Bagé, etc.

Assim, entre homenagens para outros dignos cidadãos conterrâneos, o Ano de 2024 reserva espaço para Paulo Brossard de Souza Pinto e Justino Costa Quintana serem lembrados como Eméritos Bajeenses.

Leia Também...
Uma publicação exemplar (Parte 1) Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
Quem é responsável pela reparação do boleto falso? Anteontem por Vilmar Pina Dias Júnior
As madeleines Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
Dois Peraus Anteontem por Guilherme Collares
Minuano, o início Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br