MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Quitanda

Em 04/05/2024 às 15:19h, por José Carlos Teixeira Giorgis

* Sobre siglas. A conhecida sigla LGBT, que representa diversas identificações de orientação sexual, acrescentou, por último, mais dois grupos, os pansexuais e os não binários, passando à atual LGBTQIAPN+, cujas letras significam: L (lésbicas), mulheres que sentem atração afetiva/sexual por outras mulheres; G (Gays), homens que sentem atração afetiva/sexual por outros homens; B (Bissexuais), pessoas que sentem atração por dois ou mais gêneros; T (Transgêneros), em que o gênero de nascimento é diverso daquele que as identifica; Q (Queer), pessoas que transitam entre os gêneros ou não querem ou não sabem definir qual é o seu; I (Intersexo), pessoas que não se encaixam no sexo masculino ou no feminino em questões hormonais e em outras características biológicas; A (Assexuais), os que nunca ou raramente sentem atração sexual; P (Pansexuais), pessoas que sentem atração por todos os gêneros; e N (Não-binárias) são pessoas em que a identidade de gênero não é limitada ao masculino ou ao feminino. – Revista DINHEIRO, março de 2022.

** Sobre Gerações: 1. Geração Silenciosa (1925-1945), a das crianças educadas para ouvir os adultos em silêncio. 2. Baby Boomers (1965-1964), filhos da Era de Ouro do após-guerra, época de forte expansão econômica e mundial; 3. Geração X (1980-1994), grande número de pessoas no auge da carreira, mas próximas da aposentadoria; 4. Geração Y(1980-1994), também chamados “milleniais”, força econômica em ascensão e pais da geração Alfa; 5. Geração Z (1995-2009), última geração com integrantes nascidos no século passado em meio à transição digital; 6. Geração Alfa (2010-2024), a primeira criança deste grupo nasceu no ano de lançamento do IPad, daí o cognome “glass” e correspondem a mais de 30 milhões no Brasil.

*** Sobre o tropeirismo. “Os primeiros trechos têm de ser curtos, pois o gado custa a se despegar da querência. Remancheia, tenta dar volta. Os animais são como a gente. Não é fácil deixar o lugar onde se vive. Até à meia-noite, mais ou menos, o gado pasta tranquilamente. Os tropeiros, a trote, passam a noite cantarolando e assobiando para denunciar suas presenças. Depois da meia-noite os bois vão se deitando um a um. ” – Sejanes Dornelles, num livro sobre Gumercindo Saraiva.

**** Sobre a Revolução de 1923. “Os chefes revolucionários José Antonio Netto, Antero Pedroso e Francisco Brizolara, à frente de suas forças, em número aproximadamente, de dois mil homens, atravessaram a serra da Bolena, nas proximidades de Cacimbinhas, numa distância de sete ou oito léguas, trazendo direção a este município (Bagé), onde teriam chegado ontem à tarde, nas pontas do Rio Negro”. – Correio do Povo, 28.04.1927.

***** Sobre poesia. “E descobríramos/ plátanos de outono/ E, ali, no chão/ e no leito da tela do dia/depois de abril/ a brasa outonal/do provisório/ficou. /Por teu traço e tua cor/aquecendo, quem sabe/ a vinda do essencial:/a nudez do núcleo/descascado em dor. /Nestes plátanos de outono/ aquém e além da folhagem-sonho. /Hoje, depois de abril/eu tenho dúvida:/se tu, querida amiga/os tiraste de nosso jeito único/ de ficar e ir/ou, em Bagé, da Praça da Estação/depois de abril/ naquele maio úmido”. (Mercinha).

Leia Também...
Uma publicação exemplar (Parte 1) Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
Quem é responsável pela reparação do boleto falso? Anteontem por Vilmar Pina Dias Júnior
As madeleines Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
Dois Peraus Anteontem por Guilherme Collares
Minuano, o início Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br