MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Tradição & Hulha

Em 04/05/2024 às 15:19h, por José Carlos Teixeira Giorgis

- A Pátria é, antes de tudo, tradição, disse Guilherme Schultz Filho. Por isso, quando longe dos pagos, a tendência é se aglutinarem os conterrâneos achando um modo de comungar as lembranças e festejar os brios.

A primeira entidade de manifestação e apego à terra gaúcha, para José Machado Leal, foi a Sociedade Sul-rio-grandense do Rio de Janeiro, fundada em 8 de novembro de 1857 por Antonio Alves Pereira Coruja, pai do Comendador Coruja, com o fim de dar abrigo aos desgarrados, anos depois da Revolução Farroupilha. Após, em 1877, aconteceu o Clube Vinte de Setembro, onde se congregaram os acadêmicos da Faculdade de Direito de São Paulo, entre eles Júlio de Castilhos, Assis Brasil e Borges de Medeiros.

Adiante, inspirado em “La Criolla”, de Montevidéu (1894), o major João Cezimbra Jacques dá nascimento ao Grêmio Gaúcho de Porto Alegre, em 1898, também com a preocupação de salvaguardar os valores cívicos e morais do gauchismo, mas alguns com fins políticos. Em Bagé, existiu um importante Clube Gaúcho que, em 1908, junto com o congênere de Pelotas, planejou trazer para serem inumados em nossa cidade os restos do General José de Abreu, futuro Barão de Cerro Largo, morto em combate na Guerra da Cisplatina, cujo corpo, como se sabe, não seria mais encontrado. Pertenciam à entidade, nessa época, Antonio Manoel de Azevedo Caminha, Vicente Lucas de Lima, Pedro Antonio da Cunha. Para a missão de busca, o representante seria Ernesto Médici, acompanhado pelo escritor pelotense João Simões Lopes Neto, cuja narrativa “Anjo da Vitória” é homenagem a Abreu.

O sentimento nativista e a criação de instituições associativas sofrem duro golpe com a Constituição de 1937, e sua natureza ditatorial, em que Getúlio Vargas proíbe o uso de hinos, bandeiras ou brasões dos estados brasileiros, com o fito de preservação da unidade nacional. Em 1947, oito alunos do Colégio Júlio de Castilhos, devidamente pilchados e a cavalo desfilam pela capital acompanhando a urna com os restos de Davi Canabarro. Eram eles, Paixão Côrtes, Cyro Dutra Ferreira, Antônio João de Sá Siqueira, Orlando Degrazia, Fernando Machado Vieira, Ciro Dias da Costa, Cilço Araujo e João Manoel Machado Vieira. Logo se junta a eles o historiador Barbosa Lessa. Entusiasmados, organizam a Ronda Crioula, que dará origem à Semana Farroupilha. E constróem um galpão, na Avenida Ipiranga, onde, mais tarde se instalaria o Centro de Tradições Gaúchas 35, sede depois do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

- Em 1884, havia a Estação do Rio Negro, para carga e descarga de produtos da pecuária, tão pequena que diziam nela caber apenas a metade do conteúdo de um vagão.... Seu progresso, todavia, deu origem ao distrito do Rio Negro (Ato Municipal nº 2, de 12.06.1897) e ao distrito de Aceguá. Surgindo em 1895 outra Estação do Rio Negro, o que causa confusão aos usuários. Um decreto do Município de Bagé transmudou a denominação para Estação da Hulha Negra (Dec. Nº 720, de 29.12.1944). Em 20.03.1992, após processo emancipatório, é criado o Município de Hulha Negra, que se instala em 01.01.1993. Tudo isso me foi contado por José Alfredo Schierholt, morador de Lajeado, ligado aos Kloppenburg, todos imigrantes pioneiros da antiga Estação do Rio Negro.

Leia Também...
Uma publicação exemplar (Parte 1) Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
Quem é responsável pela reparação do boleto falso? Anteontem por Vilmar Pina Dias Júnior
As madeleines Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
Dois Peraus Anteontem por Guilherme Collares
Minuano, o início Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br