MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Celeiro de craques

Em 04/05/2024 às 17:10h, por José Carlos Teixeira Giorgis

Entre os apontamentos esportivos de Mário Nogueira Lopes, extraordinário jornalista a que muito deve a memória bajeense, está o texto que relaciona atletas do futebol local que se transferiram para clubes no país ou exterior. Entre os primeiros que migraram para os campos cariocas, paulistas e mineiros, alguns até chegando à seleção nacional, estão Lagarto, no Fluminense; Anibal Candiota para o Flamengo (onde também jogou Raul Candiota), Martin Silveira e Otacílio para o Botafogo, para onde também foram Carlos Calvete, Max Ravaza, Danúbio Carvalho, Franquito e Lugano. Para o Fluminense, ainda Ballejo e Branco. Para o Vasco da Gama, Pacheco, Gainete e Saulzinho. Para o América, Bejeja. Para o Sâo Cristóvão, Balverdú e Vélez. Para o São Paulo, Leivas, Chinês e Celso. Para o Corinthians, Paulo Sérgio Brasil. Para o Santos, Alfeu, Tom-Mix, Raul Calvete, Vicente, e para o Palmeiras, Tupãzinho e Ênio Chaves. Para o Cruzeiro, Didi Pedalada, Luiz Fernando e Darcy Menezes.

Mas há quem fosse para o exterior, como Sady “Picão’ Gatto que jogou na Áustria. Luiz Fernando Flores, em Portugal, como Branco, também Pocho, Antônio, João Pedro, André Luiz. No Uruguai, Piva, Max Ravaza, Picão e Jorge Bidú. Na Argentina, Pedrinho Cogoy, além de Martin Silveira. Colômbia, João Pedro, Antônio e Alex. Paraguai, Suca. Itália, Branco, que também atuou nos Estados Unidos. No México, Didi Pedalada, Bejeja, Anderson, Aguinaldo e Luciano Rita. China e Grécia, André Bajé. Japão, Índia e Malásia, Márcio Ribeiro. Na Venezuela, Jesus “Macho” Martins, que esteve ainda na Espanha e Alemanha. Espero que os leitores atualizem a lista para o cronista.

*Quando o Guarany inaugurou os refletores de seu estádio em 23 de dezembro de 1952, perdeu para o Pelotas por 2 a 1. Mas seguiu-se o festival com outras partidas, disputadas já em 1954. Assim Guarany 3 x Grêmio Porto-alegrense 1 (Nadir, 2 e Velho); Guarany 2 x Internacional 2 (Velho e Miguel); Guarany 3 x Floriano 1 (Mitinho, Velho e Zezo); Guarany 2 x Cruzeiro 1(Nadir e Miguel); Guarany 1 x Brasil 0 (Nadir); Guarany 3 x Wanders, de Melo (2); e Guarany ) x Olaria, do Rio, 0. O time contou com o seguintes atletas: Darcy, Lugano, Getúlio, Bataclã, Caboclo, Bexiga, Athayde, Carioca, Raul, Carlos Calvete, Miguel Gularte, Nadir, Velho, Zezo, Luiz Carlos (que fez o único gol contra o Pelotas), Bica e Mitinho. Já no domingo seguinte ao festival o Guarany perderia para o Cachoeira, por 1 a 0.

*Mário Lopes alude que, possivelmente, o Guarany foi o primeiro time brasileiro a jogar no exterior (Melo, 20.07.1913), primazia que outros atribuem ao Americano, de São Paulo, que em agosto de 1913 excursionou pelo Uruguai e Argentina. A seleção nacional viajou para tais países apenas em setembro de 1914.

*Mário, finalmente, na década de 40, é o autor da expressão “Ba-Gua” que, curiosamente não cunhou para futebol, mas para um clássico de basquete na Praça de Desportos.

Leia Também...
Uma publicação exemplar (Parte 1) Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
Quem é responsável pela reparação do boleto falso? Anteontem por Vilmar Pina Dias Júnior
As madeleines Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
Dois Peraus Anteontem por Guilherme Collares
Minuano, o início Anteontem por José Carlos Teixeira Giorgis
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br