George T. Giorgis

quarta-feira, 7 de maio de 2014 às 21:47

Ditos & ditos

Em francês, "cri" = grito, brado. Em inglês, "comb" = pente.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Nosso prezado ex-aluno dos tempos da Funba, Dr. Ubiratara Vieira Azambuja (OAB-RS nº 12.619), advogando ativamente em São Gabriel (de onde é filho) e lecionando, ainda, duas cadeiras na Faculdade de Direito. O Dr. Décio Lahorgue (que lá esteve para uma audiência criminal) encontrou-o muito bem e trouxe-nos seu abraço.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Segundo a escritora gaúcha e biógrafa Regina Portella Schneider, "Caudilho quer dizer chefe. Caudilho relaciona-se com cabeça, capitão, cabo".
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O notável e prolífero escritor gabrielense Sr. Osório Santana Figueiredo (em alentadas 215 pgs.) lançou, há poucos meses, mais uma obra histórica: "Barão de Candiota - Vila de Tiaraju". São mais de trinta livros produzidos, com incursão pelos mais diversificados setores históricos do RGS, de São Gabriel e do Brasil, o que soleniza o escritor como um expressivo marco do interior gaúcho. Parabéns!
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em 16 de novembro de 1.932, desgostoso com lideranças de seu Partido Republicano Riograndense (líder = Borges de Medeiros) e do Partido Libertador (líder = Raul Pilla), o Interventor Federal no RGS (depois, governador eleito) gen. Flôres da Cunha criou o seu Partido Republicano Liberal no salão nobre da Biblioteca Pública em PoA, que se vitoriou amplamente nas eleições estaduais de 1.934 e 1.935. Foi Flôres quem criou o Tribunal de Contas do Estado, a Imprensa Oficial, a Universidade do RGS, o IPE, o Instituto Sulriograndense de Carnes, o DAER, etc.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em Bagé, em 16 de janeiro de 1.975, assumia o Comando da 3ª Brig. Cav. Mec. o general Paulo Miranda Leal, que era gaúcho de Porto Alegre. Seu mandato durou um ano e quatro meses. Veio substitui-lo (março de 1.976 a outubro-77) o general Édison Boscacci Guedes. -*-*-*- De março de 67 até fevereiro/1.970 comandou o 3º Reg. Cav. Mec. o coronel Irval Figueiredo Teixeira. -*-*-*- De fevereiro/88 até fevereiro/1.990 comandou o 3º Batalhão Logístico o Ten. Cel. Miguel Maciel Monteiro Chmielewski. Seu pai, o coronel Adão, foi chefe do Estado Maior (QG) do Gen. João Jacobus Pellegrini (1.969/1.970).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Na eleição municipal de 1.963 (posse em 31-12-63) o PTB (partido longamente majoritário em nosso município) elegeu aqui os seguintes vereadores: Walter Alexandre de Almeida, Sedenir Rodrigues Martins, Wílson Tavares, Telêmaco Collares, José Carlos Teixeira Giorgis. Iolando Machado e Palmor Porto Brignol (maioria do Legislativo).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Nesta noite, a começar às 19 horas, viverá momento de esplendor intelectual a Galeria da Maya, na Av. General Osório, 572, quando a obra artística do famoso pintor gaúcho Iberê Camargo estará à observação dos convidados. Como de hábito, no local, quando sucedem eventos desse estalão, a intelectualidade bageense far-se-á presente. Iberê nasceu em Restinga Seca (RS).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Ficando a esposa Heloísa, uma filha, genro e netos, veio a falecer em PoA o bageense Sr. Luiz Antônio Karam, que, aqui, em idos anos, por muito tempo, trabalhou com o setor de aplicações e letras de câmbio. -*-*-*- Lamentamos informar que, recentemente, em Lavras do Sul, sucumbiu a escrivã judicial, Zenir Biaggi Scholant, que era irmã de dona Zoila (escrivã aposentada de nosso Foro).


Por: George Teixeira Giorgis

 
Pesquisar