George T. Giorgis

quinta-feira, 1 de maio de 2014 às 0:15

Cá e lá

Passou o primeiro ano do falecimento trágico de nossa jovem e ativa colega Drª Letícia Yanzer Lucas. Sua família, num sinal evidente de que não a esquece, mensalmente manda celebrar uma missa.

Era uma moça jovial e alegre. Quando acadêmica, estagiou em nosso Foro. Trabalhou, depois, paralelamente ao Dr. Jorge Dias Fara, no escritório deste. E, por fim, estabeleceu o seu próprio (junto com outra colega) nas cercanias da justiça estadual e da justiça trabalhista. Poderia ter durado mais, tão jovial e animada que era, mas a fatalidade liquidou sua passagem pela vida terrena quando se desenhava um esplêndido futuro à sua frente. Os desígnios de Deus não se discutem quando se tem religião e fé. Resta rezar por ela e para ela como consolo dos que ficaram: familiares, colegas e amigos.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Destinada especialmente à classe médica, é feita em Bagé, com regular periodicidade, a revista "Feedback", que abrange a classe do centro e do sul do Estado. É muito bem confeccionada, clichês claríssimos, ótima impressão, entrevistas e artigos científicos muito bem elaborados. Parabéns à editora-chefe Srª Fabiana Nogueira que, com esforço, idealismo e tenacidade, luta incansavelmente para apresentar uma publicação de altíssimo nível.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em 10 de novembro de 1.963, os bageenses eram chamados às urnas para escolha de novos dirigentes da edilidade. Como de praxe (e vinha acontecendo desde 1.951) o PTB vitoriou-se. Para prefeito foi eleito o advogado Dr. Luiz Maria Ferraz, que era vereador, já presidira a Câmara Municipal e fora prefeito substituto por um ano. Por igual, seu companheiro de chapa Prof. Frederico Petrucci também foi triunfante. Ferraz fez 8.633 sufrágios. Em segundo lugar (pela segunda vez) ficou o Dr. Átila Taborda (PSD-PL-UDN) que contou 8.169 votos. E o comerciante Nicanor Ollé (Partido Social Progressista, o partido do governador paulista Ademar de Barros) atingiu 1.205 votos. A esquerda, abrigada na legenda do Partido Republicano, conseguiu 851 votos apenas, concedidos ao médico Dr. Paulo Eloy Passos. Naquele tempo os partidos conservadores ganhavam nas urnas da cidade (zona urbana) e da campanha (interior do município). E o PTB vitoriava-se largamente nas vilas e subúrbios. O mandato do Dr. Ferraz perdurou pouco (de janeiro a maio/1.964). E então aconteceu o que todos os bageenses sabem (movimento revolucionário de 31-3-64) advindo cassações de eleitos, de políticos, etc.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em francês, "cochon" = porco. "Ache" = vaca. E "bouc" = bode. Em inglês, "Tall" = alto. "Gun" = pistola. "Swift" = rápido, veloz.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O Gen. Gomes Carneiro tinha a mão esquerda defeituosa, em consequência de um ferimento que sofrera na Guerra do Paraguay, na batalha de Estero Bellaco. Ele se casara em 1.879, em Porto Alegre, com dona Margarida Otávia, filha do Gen. Tibúrcio. De certa feita, Floriano Peixoto escreveu a Deodoro da Fonseca: "Maneco, Carneiro é soldado de pena e de espada. É um homem de caráter. É mais republicano do que nós". -*-*-*- A Subsecção da OAB esteve em festas (anteontem à noite) em sua sede, com entrega de carteiras, juramentos, discursos, confraternização e animadíssimo coquetel. Festejava-se também o aniversário de número 81 da fundação da entidade. Tudo isso muito satisfez o presidente Roberto e seus companheiros de jornada.
 


Por: George Teixeira Giorgis

 
Pesquisar