Ellas

sábado, 18 de março de 2017 às 0:00

Artesanato e arte = Criatividade pura

A mostra Terra em lã da Ovelha Urbana da estilista Helena Uberti abriu ao público na semana passada, na Casa de Cultura Pedro Wayne, despertando a curiosidade para peças inusitadas e cheias de estilo que tem como matéria prima a lã. Algumas das criações são enriquecidas com penas, ossos e crinas.

Artesanato e arte = Criatividade pura - Créditos: Viviane Becker
Artesanato e arte = Criatividade puraViviane Becker
Artesanato e arte = Criatividade pura - Créditos: Viviane BeckerArtesanato e arte = Criatividade pura - Créditos: Viviane BeckerArtesanato e arte = Criatividade pura - Créditos: Viviane BeckerHelena Uberti - Créditos: Viviane BeckerArtesanato e arte = Criatividade pura - Créditos: Viviane BeckerArtesanato e arte = Criatividade pura - Créditos: Viviane Becker

Artesanato e arte = Criatividade pura

A mostra Terra em lã da Ovelha Urbana da estilista Helena Uberti abriu ao público na semana passada, na Casa de Cultura Pedro Wayne, despertando a curiosidade para peças inusitadas e cheias de estilo que tem como matéria prima a lã. Algumas das criações são enriquecidas  com penas, ossos e crinas.
A exposição mostra a coleção 2017 que foi apresentada na Expointer.  Helena comenta que muitas peças exclusivas foram para Europa, mais precisamente, para Suiça e Portugal. A Ovelha Urbana conta com a parceria da Paramount , ARCO e Associação Rural. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta das 8 às 18 horas, sábados pela manhã e domingos  à tarde.

 

"Terra em lã, de Helena Uberti, é uma exposição para o  encantamento.  É arte feita em lã através da feltragem -  processo muito antigo para se criar  tecidos. Helena resgata essa técnica milenar usando-a  como meio de expressão. Ao dialogar com a lã, dialoga também com o patrimônio histórico e cultural do pampa. Insere nossas raízes. Com mãos de afeto modula a lã,  deixando-a com a fragilidade do algodão ou resistente como couro. Cria e produz peças mágicas onde muitas nos remetem à leveza e movimento das nuvens, à força do Minuano,  à fertilidade da terra."

Heloisa Beckman
(Diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne)

 


Por: Viviane Becker

 
Pesquisar