Cidade

sábado, 18 de março de 2017 às 0:01

Apatur participa de Câmara Temática do Turismo Rural

Formada em dezembro de 2016, a Câmara Temática do Turismo Rural do Estado conta com representante da região. A Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) tem cadeira cativa no grupo e, agora, realiza o cadastramento das propriedades de turismo rural da região.

Secretária da associação, Rosa Alice Salles comenta que a câmara se originou em um grupo de trabalho sobre o turismo rural, reativado em 2015. Como a Secretaria de Turismo do Estado já demonstrou interesse em ampliar a abrangência deste tipo de turismo, o grupo de trabalho foi transformado em uma câmara, sendo um apêndice do governo.
E após a reativação, a câmara deu início ao levantamento de proprietários que trabalham nesta área no Rio Grande do Sul. Até o momento, foram cadastradas 280 propriedades. "Mas a estimativa é que esse número represente cerca de 20% apenas das propriedades que existem", ressalta Rosa.
Do total de 280 propriedades, seis foram registradas, sendo uma em Dom Pedrito (Fazenda São José), uma em Hulha Negra (Estância do Quebracho) e quatro em Bagé (Vinícola Peruzzo, Chácara das Roseiras, Pousada do Sobrado e Camping Modelo). "Para ser definida como uma propriedade de turismo rural, devem ser preenchidos alguns requisitos, como a produção que é realizada no local. Por isso que muitos lugares, mesmo se apresentando desta forma, não são enquadrados como turismo rural", define ela.
Porém o levantamento ainda não acabou. Rosa conta que o cadastro não tem prazo para terminar e pretende percorrer os 11 municípios de abrangência da Apatur para realizar o levantamento. "É um trabalho que vai ser feito sempre, porque precisamos sempre atualizar dados", diz.
Os dados das propriedades cadastradas farão parte de um site específico sobre turismo rural que o governo do Estado deve lançar em breve. "Todas as informações serão disponibilizadas através do site após a aplicação de um questionário muito detalhado", define.


Por: Melissa Louçan

 
Pesquisar