Saúde

terça-feira, 3 de janeiro de 2017 às 0:00

Como limpar o organismo após os exageros das festas de final de ano

Após a imensa variedade de comidas e bebidas das ceias de Natal e Ano Novo, as dietas desintoxicantes surgem como alternativas para limpar e energizar o organismo.

Suco desintoxicante é um aliado na limpeza e energização do corpo - Créditos: Reprodução
Suco desintoxicante é um aliado na limpeza e energização do corpoReprodução
Águas saborizadas ajudam a refrescar do calor e a queimar gordura - Créditos: ReproduçãoSuco de espinafre - Créditos: ReproduçãoAlimentos termogênicos aceleram o metabolismo na queima de gordura e são ótima pedida na desintoxicação - Créditos: ReproduçãoMariana explica que alimentos leves, frutas frescas e muito líquido são indispensáveis para recompor o organismo. - Créditos: Arquivo pessoal

Como limpar o organismo após os exageros das festas de final de ano

Após a imensa variedade de comidas e bebidas das ceias de Natal e Ano Novo, as dietas desintoxicantes surgem como alternativas para limpar e energizar o organismo.

Nutricionista fala sobre desintoxicação de final de ano

Carnes, doces e bebidas são tradicionais nas ceias de Natal e Ano Novo. Mas o exagero no consumo das iguarias de final de ano pode trazer complicações para quem luta o ano inteiro contra a balança, e até mesmo para aqueles que cuidam da alimentação. Para voltar à alimentação mais equilibrada, é importante limpar o organismo e se livrar do excesso.
Uma das alternativas para isso são as dietas desintoxicantes, que utilizam alimentos funcionais e termogênicos, que auxiliam na desintoxicação e energização do organismo. Através da composição, ela melhora o trânsito intestinal (devido às fibras), melhora a digestão e a assimilação dos nutrientes, por ser leve e rica em vitaminas e minerais. Além disso, auxilia na diminuição da ação dos radicais livres, fornecendo saúde e longevidade.
A nutricionista Mariana Mansur salienta que a dieta deve ser feita uma vez por semana, ou por, no máximo, sete dias, para compensar exageros e erros na alimentação. Segundo ela, as quantidades variam de acordo com as necessidades diárias de cada pessoa e conforme o sexo, peso, idade, altura e atividade física realizada.
Conforme a profissional, a desintoxicação pode iniciar antes mesmo das ceias, no dia anterior. Segundo ela, a dieta de limpeza deve ser feita de forma normal, do início ao fim do dia. Já no dia do "exagero", a alimentação balanceada deve ser feita até a hora da ceia.
De acordo com Mariana, a carne de peru e o lombinho de porco sem gordura permitem acompanhamentos dos mais variados tipos, como frutas, legumes, raízes e saladas verdes, feitas com maçãs verdes, nozes picadas, uvas-passas e limão. É recomendável o consumo de mamão e abacaxi, já que as enzimas dessas frutas facilitam a digestão e recuperam as paredes do estômago.
No dia posterior, o ideal é uma alimentação leve, à base de alimentos leves e termogênicos, como vegetais, frutas, sucos e redução de carboidratos. Mariana explica que durante a desintoxicação não deve ser consumido leite, refrigerante, café, chá preto, bebidas alcoólicas, carne vermelha, cereais refinados (arroz, farinha e açúcar branco) e doces.
No prato, grande quantidade de leguminosas e proteína magra (carne branca, principalmente frango e peixe). O azeite de oliva extravirgem deve ser usado para temperar a refeição. Mariana aconselha que uma colher de sopa de gergelim torrado, fonte de gordura sadia e antioxidante, também pode ser utilizada. Segundo ela, durante o dia é preciso tomar muito líquido, principalmente água. Água de coco e suco de frutas frescas também podem ser consumidos. O consumo de chás está liberado com limitação de duas canecas ao dia. Chá de boldo, carqueja ou espinheira santa são digestivos e diuréticos e podem ser boas alternativas.
Outra dica da nutricionista é não deixar faltar no prato, pimentão vermelho, repolho, aspargos, tomate, cebola, pimenta vermelha, iogurte, uvas vermelhas, alho, limão, abacaxi, cenoura, salsa e folhas verdes, já que os alimentos "protegem contra doenças e promovem a desintoxicação do organismo".

Líquidos que valem ouro na desintoxicação
No calor, após os exageros das festas, água e sucos naturais costumam ser aliados no processo de limpeza do organismo. Quando se pode aliar aos líquidos alimentos termogênicos, melhor ainda.
Os sucos desintoxicantes costumam ser protagonistas nesses processos de limpeza do corpo. A água saborizada também é uma aliada, já que mata a sede e pode potencializar a limpeza do corpo e a perda de gordura.
Abaixo, algumas receitas fáceis de sucos nutritivos e água saborizada para a detox.

 

Suco desintoxicante

Ingredientes:
- 1 folha de rúcula, couve ou espinafre;
- 2 rodelas de abacaxi (pode ser substituído por 4 morangos ou 1 maçã);
- lascas de gengibre ou hortelã;
- Meio copo de água ou água de coco;
- 1 colher de sopa de chia.

Modo de preparo:
Lavar bem os ingredientes e bater junto com a água. O suco não deve ser coado e o consumo deve ser imediato.

Dicas:
- Pode ser consumido uma vez por dia, em substituição a uma refeição, especialmente café da manhã ou lanche da tarde;
- É ideal para ser consumido, também, antes de treinos;
- É aconselhável o uso de frutas cítricas durante o verão, que são ótimas fontes de vitamina C e atuam como anti-inflamatório.

Água aromatizada
Em uma jarra de água, acrescentar rodelas de limão ou laranja sem casca, pau de canela, hortelã, lascas de gengibre, alecrim e anis estrelado. Deixe gelar e tome à vontade.

 

Alimentos termogênicos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de lipídios. São exemplos: pimenta, chá verde, canela, gengibre, chá de hibisco, alimentos com ômega 3, água gelada, cafeína, óleo de coco e vinagre de maçã.

 


Por: Jornal Minuano

 
Pesquisar