Orlando Carlos Brasil

sexta-feira, 14 de outubro de 2016 às 0:00

Palpite

Não há quem desconheça o ditado popular que "com o andar da carroça é que as abóboras se acomodam".
Pois nesta humilde opinião o Brasil ainda não colocou a carroça em movimento. Está na fase de colocação das abóboras dentro do veículo.

Gravidez
Na carona de Mia Couto, parafraseio a conclusão de uma de suas obras: Uma casa pode ser entendida como gravidez da terra.

Ambiciosos
Aqueles que desejam mudar o mundo, mas que não têm apoio institucional podem, sorrateiramente, arrumar as trouxas e fixar residência em Anta Gorda.  É apenas uma sugestão porque existem outras opções geográficas.
Caso não concordem, o que é de pleno direito, saia à rua e arranje uma namorada (o).

Atenção
"Abraço e punhalada a gente só dá em quem está perto".
Otto Lara Resende.

Bigamia
No planeta terra, de acordo com um levantamento realizado pela CVA, instituição de seguridade social da França, existem, hoje, 47 países que mantêm legislação de apoio à bigamia. A maior parte deles fica na África e no Oriente Médio.
A África do Sul não aceita, oficialmente, a bigamia. Porém, a tribo zulu, uma das expoentes do país, continua com a tradição entre seus pares. Ocorre que para um homem possuir a segunda mulher, e as demais se o quiser (é permitido estar casado com até quatro), ele precisa entregar à família dela, ou de cada uma delas, 11 bois.

Comunidade
Para quem não gosta de contribuições comunitárias olhe um exemplo de dois dos nossos vizinhos.
No lago Titicaca, entre o Peru e a Bolívia, a cerca de 3 mil e 800 metros de altura, vive uma comunidade no meio da água. As casas são de junco, interligadas, e precisam ser reconstruídas a cada 30 anos.
Quem não contribui com uma taxa para a manutenção das residênciasé largado à deriva.

Sem noção
Só os que se reconhecem como onividentes é que atribuem a uma só causa a manifestação de fenômenos ocasionais ou permanentes.
Porque a vida não começa hoje, mas ontem. Caso contrário os viventes não teriam pais, avós e assim sucessivamente.

Insolúveis
A pergunta talvez devesse ser direcionada a grupos específicos. Entre eles, delegados de polícia, advogados criminalistas e outros quejandos.
A curiosidade, todavia, permite indagar ao público: quantos crimes ocorridos na história de Bagé não revelaram os autores?
Na ponta do lápis não devem ser poucos.

Sonhos
O que é melhor: sonhar acordado com fatos que não se realizam ou sonhar dormindo com realidades inexistentes?

De todos
Será mera coincidência de tempo ou um fenômeno social estarmos verificando in loco, nas últimas três décadas, um desmoronamento do mundo associativo, seja ele ligado à economia, ao lazer ou a cultura?
Espero que seja a coincidência e longe do período de redemocratização do país.

Exemplo (mau ou corriqueiro?)
Na sua juventude, portava uma personalidade excepcional, virtuosa e simpática. No início da maturidade, assimilou o pertencimento a uma instituição elitista. Foi quando aderiu à intelectualidade orgânica da rede de troca de valores materiais.
O personagem, real, não anda sozinho na estrada.


.


Por: Orlando Carlos Brasil

 
Pesquisar