Orlando Carlos Brasil

sexta-feira, 16 de setembro de 2016 às 0:00

Os melhores do mundo

Para quem gosta de listas, relaciona-se os 10 melhores museus do mundo, conforme escolha do site TripAdvisor. Pela ordem:
1. Museu Metropolitano de Arte, em Nova Iorque;
2. Instituto de Arte de Chicago, em Chicago;
3. Museu Nacional de Hermitage, em São Petersburgo;
4. Museu de Orsay, em Paris;
5. Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México;
6. Museu e Memorial Nacional de 11 de Setembro, em Nova Iorque;
7. Museu do Prado, em Madrid;
8. Museu Britânico, em Londres;
9. Museu da Acrópole, em Atenas;
10. Museu Vasa, em Estocolmo.

O Museu do Louvre, desta feita, não foi mencionado.

Deus e Rei
Deus é fé. Conceito. Convicção. O abstrato em forma de ser. O homem, seu pupilo, é rei. Quando dorme.  

Alterações
Será que as atuais gerações vão assinar na história as tão comentadas mudanças da previdenciária social e do sistema político brasileiro?
Está difícil imaginar. Porque os interesses imediatos ainda predominam sobre os interesses públicos.

Preços
Um apartamento, recém-concluído, com dois quartos, sem garagem, na Avenida Roosevelt, em Puntadel Este, custa pouco mais de 300 mil dólares. 
Com uma vaga na garagem aumenta para mais de 330 mil dólares.
Esse valor aplicado no sistema financeiro do Brasil, já descontado o imposto de renda, pode render, mensalmente, em torno de R$ 8 mil.

Acadêmico
A Academia Rio-Grandense de Letras abriu inscrições aos interessados que desejam concorrer à cadeira Nº 34 da instituição. A cadeira tem como patrono Fernando Osório Filho e já foi ocupada por Antônio Dias de Oliveira, Alcides Galhardo de Mendonça Lima e José Clemente Pozenato.


Classificados
É nítida a diminuição do número de anúncios classificados nos jornais de circulação regional como Zero Hora e Correio do Povo.
Deve-se atribuir a realidade aos tempos econômicos que trafegam ou às mídias sociais que infestam nossas correspondências eletrônicas com todo o tipo de propaganda?

Iberê Camargo
A imprensa noticiou que a Fundação Iberê Camargo está abrindo apenas em dois dias da semana. Contenção de despesas necessárias, segundo os administradores, obrigou a demissões e cortes nos serviços de terceiros.
Uma história que não é nova. Invariavelmente, quando a prioridade é diminuir custos, os governos priorizam o corte nas atividades culturais.
A visão imediatista da política pensa que a cultura não proporciona votos e não enxerga nas ações do pensamento uma forma, indireta, de auferir lucro.
Em outras palavras, as ações públicas são tomadas pensando no dia seguinte. Apenas.

Xenofobia
Por falar em cultura, uma curiosidade, que dá para se considerar xenófoba.
Excetuando-se os museus Histórico Farroupilha (Piratini), Parque Histórico General Bento Gonçalves (Cristal) e Museu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos), todos os demais museus, institutos, instituições, fundações, bibliotecas e sistemas culturais da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul estão situados em Porto Alegre.
Detalhe: o Museu Histórico Farroupilha e o Parque Bento Gonçalves foram criados pelo governador Ernesto Dornelles em 1952. Há mais de 60 anos, portanto.

Mais cultura
A cidade de Maurício Cardoso, localizada a 530 quilômetros de Porto Alegre, tem, desde maio passado, uma Casa de Cultura. Pertence ao município, mas foi financiada pela Secretaria Estadual de Cultura, por meio da Pró-Cultura RS -LIC (Lei de Incentivo à Cultura).
E nesta terra de tantos gestores cultos, muito cultos, 'neca de pitibiribas'.
.


Por: Orlando Carlos Brasil

 
Pesquisar