Orlando Carlos Brasil

sexta-feira, 9 de setembro de 2016 às 0:00

Criatividade

O tempo de propaganda política nos meios eletrônicos  tornou-se, nestas eleições, bastante exíguo. Além da diminuição da quantidade de segundos para os candidatos, as manifestações foram dispersadas ao longo da programação.

Independente do mérito, roga-se aos interessados criatividade em seus pronunciamentos. 

Crianças refugiadas
Ao todo, chega a 50 milhões o número de crianças refugiadas no mundo. Uma quantia bem maior do que a população da Argentina, por exemplo.
Dessas crianças deslocadas, aproximadamente 45% são oriundas da Síria e do Afeganistão e se encontram sob a proteção da agência da ONU para refugiados. 
Informação da UNICEF.

Ciência e política
Mikhail Mikhailovich Bakhtin, intelectual russo falecido em 1975 possui, até os dias atuais, uma série de seguidores em sua forma de pensar. Uma das premissas básicas difundidas por ele nega a existência de objetividade. Para o filósofo, todas as ações humanas têm a presença da subjetividade, mesmo nas atitudes mais simples.
A partir dessa noção, entende-se que qualquer opção científica tenha íntima relação com o interesse do sujeito/autor. Nada contra. Entretanto, deve-se ter em mente a importância da verdade sobre o objeto e jamais se deixar levar apaixonadamente pelo viés político inerente às circunstâncias.

Cidade dos Sonhos
O filme Cidade dos Sonhos (no original Mulholland Drive) dirigido e produzido por David Lynch, foi considerado o melhor filme do século, numa votação em que participaram 177 críticos europeus e norte-americanos. 

Livros técnicos
Ficcionistas, historiadores e poetas não faltam. Mas faz algum tempo que não se vê obras técnicas, de agronomia, direito e saúde, entre outras especialidades, escritas por alguma personalidade bajeense, residente e domiciliada nesta cidade. 

Cheques
Aos poucos, e de maneira discreta, aumenta o número de comerciantes do varejo que não aceitam cheques.
Será que se trata de um documento em crescente fase de desconfiança?
Aparentemente, sim.

Casado com judia
Ao furungar documentos em um arquivo de Berlim, o historiador alemão Oliver Hilmes descobriu que o pai de Magda Goebbels, mulher do ministro da propaganda nazi, era judia.
Magda Goebbels era considerada a mãe modelo do Terceiro Reich. Para completar, seu pai acabaria morrendo num campo de concentração nazista.

Assassinos
O ser vivo mais letal contra o homem no mundo é o mosquito. Faz perecerem, a cada ano, aproximadamente 750 mil pessoas.
É seguido pelas mortes provocadas pelo próprio homem.

Quintanares
Neste sábado, a Câmara Rio-Grandense do Livro e a Academia Rio-Grandense de Letras estarão homenageando, com leitura de poemas, os 110 anos de nascimento de Mário Quintana. 

Comenda
Em 18 de julho de 2016, foi sancionada uma lei instituindo a Comenda Lígia Almeida, ex-professora, já falecida, e a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Bagé.
Homenagem justa.
A comenda é de mérito e deve ser concedida a mulheres que se destacam em atividades voltadas ao município, conforme reza o artigo primeiro. Devem ser entregues apenas duas por ano.
Fica-se intrigado apenas quanto ao critério de concessão. Diz o artigo terceiro que "a indicação das candidatas laureadas com a comenda Vereadora Lígia Almeida dar-se-ão de acordo com critérios definidos pelos gabinetes dos Vereadores".
Que tal?


Por: Orlando Carlos Brasil

 
Pesquisar