Orlando Carlos Brasil

sexta-feira, 5 de agosto de 2016 às 0:00

Casa cheia

A iniciativa da direção do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarciso Taborda ao promover debates sobre origens e antecedentes de Bagé, com o apoio da Câmara de Vereadores, levou um excelente público ao plenário do legislativo na noite da última quarta-feira, quando a cidade completa 205 anos no período. Casa cheia, pode-se dizer.
Diversas manifestações trouxeram à tona elementos históricos para uma plateia atenta e diversificada.
Dos protagonistas da iniciativa, espera-se novas promoções.

Patrona
Com três obras poéticas publicadas, Márcia Duro Melo foi eleita patrona da 19ª Feira do Livro de Bagé.
A distinção tem muito do protagonismo que Márcia perpetra no desenrolar cultural da aldeia. 
Cumprimentos.

Skate
Adeptos bajeenses do esporte, preparem-se. Em 2020, na Rússia, o skate fará parte, pela primeira vez, de uma modalidade olímpica.

Embuste?
Será que no patrimônio narrativo local não existe algo semelhante ao manuscrito Voynich, livro ilustrado com conteúdo jamais traduzido a qualquer idioma?
Pois até hoje não se sabe se o manuscrito é portador de conteúdo fundamental ou embuste. Tipo outra versão do monstro do lago Ness.

Na reta final
Definido o quadro das próximas eleições, aos eleitores resta pensar de forma consciente e responsável.

Ângulos
Dependendo do ângulo, vê-se uma pessoa. Como podemos defrontá-la em várias circunstâncias, reconhece-se um típico caso de múltiplas faces. Num só rosto. Daí, diversas versões.
Excetuando-se as passionais, as remanescentes são representações convincentes. Ou quase isso.   

Pena de morte
Enganam-se aqueles que, no Brasil, não existe pena de morte. Ela está, não oficialmente instituída, na série de embates entre grupos diversos que sentenciam desafetos.
As estatísticas têm aumentado.

Rede
O horizonte é a rede em que o sol se deita para dormir. Pela vontade de Deus.
Palavras poéticas, em prosa, de Eduardo Galeano.

Anti
Ser ou tornar-se anti alguma coisa, qualquer coisa, não nos torna proprietário da verdade. A verdade é absoluta. O desejo de tê-la são, na imensa maioria das vezes, teorias interpretativas.
E graças a esse limite humano é que a roda continua.

Carismático
No ainda pouco tempo de apostolado, o Papa Francisco I tem mostrado uma eficiência dialógica pouco observada anteriormente. É uma das poucas vozes mundiais, com trono, que leva a humanidade a refletir sobre atitudes simples dos homens, porém fundamentais ao início da convivência equilibrada no ambiente social.

Dito popular
Entre tantos, ditos populares brasileiros:
"A assombração sabe para quem aparece".
"O invejoso emagrece só de ver a gordura alheia."

Resgate
De todas as pessoas que um dia desapareceram de sua vida, por qualquer circunstância, quantas gostaria de resgatar, porque necessárias a um dado momento, e quantas dispensaria, sem maldade, tendo em vista a passagem não escrita, de uma vírgula que seja, no protagonismo pessoal?

.


Por: Orlando Carlos Brasil

 
Pesquisar