Raquel B. Garcia

quarta-feira, 27 de julho de 2016 às 14:33

Contar até 10 pode ser a solução

A melhor reação diante de uma situação negativa nunca é a do 1º segundo após o fato, mas claro que isso vale somente para quando a resposta possa ser dada alguns ou muitos instantes depois.
Muitas situações negativas rodeiam o cotidiano dos indivíduos, e isso acontece em todos os cenários que eles frequentam. São sentimentos nocivos, e, se mal cuidados, podem atrapalhar tudo, inclusive a saúde dos relacionamentos.
São desilusões, frustrações, brabezas, impaciência, irritações e outras questões, que emergem numa determinada situação e não permitem que o sujeito mantenha as mesmas reações que apresentaria se estivesse emocionamente bem.
Um aspecto que deve ser muito bem observado é que o causador do desconforto nem sempre sabe o que ocasionou e geralmente o desgaste acaba por acontecer com outra pessoa, em outro momento, que sequer tem relação direta com o abalo.
Muitas são as dicas para salvar os relacionamentos, neste caso nos cenários profissionais, mas bem que valem para o pessoal, como resolver cada impasse, não deixando acumular pendências, mandar e-mails ou outras formas escritas de recado, onde sem o tom da voz a inquietude não seja percebida...
Tudo isso junto resolve, de fato, todos os problemas, mas a mais eficiente das estratégias de autocontrole ainda é uma velha e conhecida dica, "contar até dez".
Contar até dez é uma dica fantástica, porque vai desde o óbvio, contar de um a dez até a reflexão de que somente o tempo permite o amadurecimento, inclusive das ideias, e, neste caso, da reação em si.
O tempo é um verdadeiro aliado dos indivíduos, e isso, em muitos casos, no que tange a relacionamento profissional, não é diferente, porque somente ele, o tempo, permite que todos os anseios humanos alterados voltem a condições normais, reduzindo os batimentos cardíacos e, consequentemente, todas as reações advindas da frustração. O ser humano se permite processar melhor suas emoções e administrar suas reações de acordo com as pessoas, o motivo e o cenário em que se encontra.
Contar até dez é a nova ordem, vamos lá e tem que ser pra já, porque o mundo precisa de tolerância, de respeito aos diferentes tempos de aprendizado das pessoas...
E partindo do princípio que os bons profissionais exercitam o autoconhecimento, vários serão os que vão perceber que, por diversas vezes, terão que contar um pouquinho mais, até 15, ou 20, ou até mais.
Bom trabalho e sucesso.


Por: Raquel Barreto Garcia

 
Pesquisar